TIPOS DE CARROCERIAS
 
ROADSTER
O Roadster é um carro do tipo aberto, projetado para uso rotineiro nas estradas. Possui um único assento para duas pessoas e, frequentemente, um assento traseiro que se abre. Roadster é equivalente a "Runabout" ou vice-versa.
carroceria.jpg (9031 bytes)
CONVERSÍVEL
Carro com pára-brisa fixo e capota dobradiça, que, quando elevada, deixa o carro com as linhas de um coupê.
carroceria3.jpg (7241 bytes)
 
LIFTBACK COUPE (3 PORTAS)
Termo utilizado para carros de passageiro com porta traseiro que se ergue. A maioria dos fabricantes chamavam estes carros de "hatchbacks".  A característica principal deles era o porta-malas integrado ao resto do compartimento interno. A traseira do Liftback Coupe e do hatchback tinha formas um pouco diferentes, mas descrevem essencialmente o mesmo tipo de veículo.
 
carroceria15.jpg (10534 bytes)
 
FASTBACK (2 PORTAS)
Designa veículos com a parte traseira longa, com teto que segue abaixando até o porta-malas e moderadamente encurvado. Este estilo de carroceria valorizava o estilo aerodinâmico e entrou e saiu de moda várias vezes. Algum fastbacks se tornaram bastante populares como por exemplo o Mustang. Certos fastbacks são sedan de duas portas ou cupês com coluna. Também foram produzidos fastbacks de quatro-portas. Fastback pode ou não ter um capô traseiro que se ergue.
 
carroceria14.jpg (10908 bytes)
 
CLUB COUPE (2 PORTAS)
O Club Coupe combina uma estrutura de carroceria menor do que a do sedan com a conveniência de um assento traseiro grande. Outro modelo, o Business Coupe, apresenta um banco traseiro pequeno.
 
carroceria4.jpg (9818 bytes)
 
HARDTOP (2 PORTAS)
Carro semelhante a um conversível, mas com capota rígida (de metal ou fibra de vidro). Também é conhecido como "Sport Coupe", "Hardtop Coupe" ou "Pillarless Coupe". Este modelo não possui colunas ligando o corpo à capota.
carroceria2.jpg (10084 bytes)
 
HARDTOP (4 PORTAS)
Carro de quatro portas, semelhante a um conversível, mas tendo capota rígida (de metal ou fibra de vidro). O "Four-Door-Hardtop" também é conhecido como "Sport Sedan" ou "Hardtop Sedan". Este modelo não possui colunas ligando o corpo à capota.
carroceria6.jpg (8519 bytes)
 
SEDAN (2 PORTAS)
Carro com capota permanente, que assenta 04 ou mais pessoas, inclusive o motorista, em um único compartimento. O espaço dianteiro é semelhante ou igual ao traseiro. Possui duas portas e coluna ligando o corpo à capota, Também é conhecido como "Pillared Coupe".
carroceria7.jpg (8857 bytes)
 
SEDAN (4 PORTAS)
Carro com capota permanente, que assenta 04 ou mais pessoas, inclusive o motorista, em dois assentos grandes. Possui quatro portas e coluna ligando o corpo à capota. O espaço dianteiro é semelhante ou igual ao traseiro.
carroceria5.jpg (9140 bytes)
 
STATION WAGON (2 PORTAS)
Designa modelos têm um interior maior que os sedan de linha e assentos que podem ser erguidos prontamente, ou dobrados para baixo, facilitando o transporte de bagagem ou carga. Possui geralmente um porta traseira que se abre. O compartimento de bagagem é integrado ao compartimento interno do veículo. A Station Wagon tem frequentemente janelas laterais traseiras corrediças ou que se abrem.
 
carroceria12.jpg (8902 bytes)
 
STATION WAGON (4 PORTAS)
Designa modelos têm um interior maior que os sedan de linha e assentos que podem ser erguidos prontamente, ou dobrados para baixo, facilitando o transporte de bagagem ou carga. O compartimento de bagagem é integrado ao compartimento interno do veículo. Este estilo normalmente tem janelas que se abaixam em todas as quatro portas e vidro lateral traseiro fixo. O Termo "Suburban" também foi utilizado para designar este tipo de veículo.
 
carroceria13.jpg (9462 bytes)
 
LIMOUSINE
O significado literal desta palavra é "um capote ". Na França, limousine significa qualquer veículo de passageiro. Dicionários modernos definem Limousines como automóveis grandes, de alto luxo e freqüentemente dirigidos por um chofer. Alguns têm uma janela de divisão entre o motorista e o compartimento de passageiros, mas isso não é uma exigência.
 
carroceria11.jpg (9321 bytes)

Fonte: Manual CCAL de vistoria e avaliação de Veículos Antigos

 

voltar.JPG (4882 bytes)

curiosidades_litlle.JPG (3655 bytes)

avancar.JPG (5296 bytes)

 

 

 

TÚNEL DO TEMPO

PRIMEIROS AUTOMÓVEIS NO BRASIL

OS PRIMÓRDIOS DO AUTOMÓVEL NO BRASIL

HISTÓRIA DO CARRO BRASILEIRO

HISTORIA EM FOTOS

VEÍCULOS NACIONAIS

SANTOS DUMONT -
AUTOMÓVEL

TRÂNSITO - CURIOSIDADES

CURIOSIDADES DIVERSAS

INVENÇÕES CURIOSAS

EVOLUÇÃO DOS AUTOMÓVEIS

FOTOS DE MOTORES

MOTOR A EXPLOSÃO

VOLANTE

MOTOR DE ARRANQUE

RODA

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

FAROL (LAMPADA)

AMORTECEDOR

MOTOR À ÁGUA DO SR. CHARTER

MOTOR ROTATIVO  WANKEL

PROTÓTIPOS NACIONAIS

CARROS CONCEITO

CARROS NO CINEMA E TELEVISÃO

PUMA HISTÓRIA E FOTOS

MINI CARROS

CADILLAC HISTÓRIA

CHRYSLER AIRFLOW

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS

PROPAGANDAS ANTIGAS NACIONAIS

PROPAGANDAS ANTIGAS

ESCALA DE CONDIÇÕES DE VEÍCULOS

TIPOS DE CARROCERIAS

HUMOR

PERDIDOS NO TEMPO

AMPHICAR

PRIMEIROS...

GASOLINA e outros combustíveis

GASOGÊNIO

PILOTOS DO PASSADO