A RODA

A história da roda pode ser muito curta ou abranger milhares de anos - depende da região ou parte do globo em que é considerada. Sabe-se, por exemplo, que enquanto a civilização sumeriana, que floresceu às margens do rio Eufrates há cerca de 6.000 anos atrás, sabia usá-la (como está gravado em um baixo-relevo de UR) e enquanto os egípcios pareciam familiarizados com ela desde 1.700 Antes de Cristo, a roda era completamente desconhecida na Oceania antes da chegada dos primeiros europeus. Mesmo as civilizações pré-colombianas não acharam uso prático para ela, embora em princípio já a conhecessem.

Acredita-se que a roda foi desenvolvida originada do rolo (um tronco de árvore) que, provavelmente, representou o primeiro meio usado pelo homem para impedir o atrito de arrasto entre dois planos, substituindo-o pelo atrito de rolamento. Mais tarde, este rolo se transformou em disco, e foi, talvez, a necessidade de introduzir a mão para lubrificar o eixo que fez com que o homem abrisse largos buracos. Em outra ocasião, alguém pensou em proteger o cubo da roda contra choques utilizando uma cobertura, e surgiu a precursora das calotas modernas, que tem objetivo mais ou menos funcional. A evolução das rodas dos automóveis se originou diretamente das rodas das antigas carruagens puxadas a cavalos, às quais eram, a princípio, idênticas.

Praticamente, desde o começo, as rodas dos carros tinham o aro coberto de borracha sólida, e por isso eram muito duráveis, mas também muito rígidas. Na segunda metade do século XIX, John Boyd Dunlop, um cirurgião veterinário escocês, tornou a bicicleta de seu filho muito mais confortável inventando o pneumático: um tubo de borracha, contendo ar sob pressão, cobria o aro. Em 1888, a invenção foi patenteada na Inglaterra, mas Dunlop achou que não valia a pena abandonar sua profissão para se dedicar a ela. Preferiu vender todos os seus direitos de inventor por uma pequena quantia. A idéia continuou não tendo aceitação para os automóveis - que mantiveram o uso de pneus maciços - até que alguém pensou em substituir o modelo de Dunlop por um outro com duas partes: um tubo interior e uma cobertura.

Deve-se a Charles Goodyear a descoberta do processo de vulcanização, pelo qual a borracha adquire durabilidade e elasticidade. Até 1920, os pneus eram feitos fixando a borracha sob pressão a uma base de algodão. O conjunto era então moldado e o exterior vulcanizado. Os pneus assim produzidos tinham uma câmara interior de alta pressão e rodavam em média cerca de 7.240 km.

Pouco depois de 1920 foram introduzidos os pneus de baixa pressão, e alguns deles duravam cinco vezes mais que os anteriores.

A partir de 1955, tornaram-se comuns os pneus sem câmara de ar, particularmente nos Estados Unidos. De certa forma, estes pneus representavam uma volta ao passado. Evidentemente, são muito mais resistentes, tanto quanto a furos quanto ao próprio desgaste, devendo ser perfeitamente ajustados ao aro, para não deixarem escapar o ar.

 


roda.JPG (14995 bytes)
Roda Usada em Ur, há 4.000 A.C.

roda1.JPG (14206 bytes)
Roda grega do século VII A.C.

roda2.JPG (15831 bytes)
Roda do século IV A.C.

roda3.JPG (17834 bytes)
Roda de 6 raios, do século III A.C.

roda4.JPG (19303 bytes)
Roda construída com raios e aro de madeira, de 1907.

roda7.JPG (24772 bytes)
Roda com raios de metal e aro coberto de borracha.

roda6.JPG (11394 bytes)
Roda de liga leve e desenho especial construída na década de 70.

roda8.JPG (20823 bytes)
Roda raiada típica dos carros esporte e de corrida da década de 30.

roda5.JPG (14609 bytes)
Roda de madeira construída por um artesão da Sibéria, em 1907.

roda9.JPG (13750 bytes)
Roda de metal e pneu faixa branca sem câmara, 1957.

 

voltar.JPG (4882 bytes)

curiosidades_litlle.JPG (3655 bytes)

avancar.JPG (5296 bytes)

 

 

 

TÚNEL DO TEMPO

PRIMEIROS AUTOMÓVEIS NO BRASIL

OS PRIMÓRDIOS DO AUTOMÓVEL NO BRASIL

HISTÓRIA DO CARRO BRASILEIRO

HISTORIA EM FOTOS

VEÍCULOS NACIONAIS

SANTOS DUMONT -
AUTOMÓVEL

TRÂNSITO - CURIOSIDADES

CURIOSIDADES DIVERSAS

INVENÇÕES CURIOSAS

EVOLUÇÃO DOS AUTOMÓVEIS

FOTOS DE MOTORES

MOTOR A EXPLOSÃO

VOLANTE

MOTOR DE ARRANQUE

RODA

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

FAROL (LAMPADA)

AMORTECEDOR

MOTOR À ÁGUA DO SR. CHARTER

MOTOR ROTATIVO  WANKEL

PROTÓTIPOS NACIONAIS

CARROS CONCEITO

CARROS NO CINEMA E TELEVISÃO

PUMA HISTÓRIA E FOTOS

MINI CARROS

CADILLAC HISTÓRIA

CHRYSLER AIRFLOW

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS

PROPAGANDAS ANTIGAS NACIONAIS

PROPAGANDAS ANTIGAS

ESCALA DE CONDIÇÕES DE VEÍCULOS

TIPOS DE CARROCERIAS

HUMOR

PERDIDOS NO TEMPO

AMPHICAR

PRIMEIROS...

GASOLINA e outros combustíveis

GASOGÊNIO

PILOTOS DO PASSADO